Apresentação:

 

O turismo se revela, objetivamente, no interior do processo social e histórico, conflituoso e contraditório da produção do espaço. Nossa proposta é  desvelar os sentidos do turismo por meio de uma abordagem fundada na economia política como caminho analítico que se faz necessário quando se busca compreender as entranhas de sua inserção no mundo contemporâneo, considerando os processos de mundialização dos mercados, de avanço de políticas neoliberais, de concentração e centralização do capital, de financeirização da economia, de produção de uma urbanização, com os quais o turismo coexiste numa relação dialética.

No plano da prática social, eivada de significados culturais, o turismo impacta a vida cotidiana através da apropriação da cultura e do espaço tornado mercadoria. No plano econômico, encontra-se entre as atividades com maiores possibilidades de impactar positivamente os PIBs como momento de superação da crise do regime fordista. No plano político, apresenta-se como estratégia para a realização da acumulação. O turismo, por fim, aprofunda, no seu processo de desenvolvimento no século XXI, diferentes escalas geográficas, de forma contraditória, por meio do movimento de pessoas e de capitais.

 

A cidade de São Paulo:

 

São Paulo é a maior metrópole da América do Sul, a área metropolitana conta com cerca de 21 milhões de habitantes, aproximadamente, e a cidade com 12 milhões de habitantes.

Sua história remonta à colonização portuguesa, sendo 1554 o ano oficial do surgimento da povoação que lhe deu origem.

A miscigenação entre povos é uma marca do Brasil e da cidade de São Paulo particularmente. Na sua região metropolitana miscigenaram-se, ao longo dos séculos, índios, habitantes originais dessas terras, colonizadores portugueses, negros escravizados trazidos de diversas regiões do continente africano, alem de outros povos que aqui se estabeleceram em função, principalmente, de políticas migratórias dos séculos XIX e XX, com destaque para italianos, sírios, libaneses e japoneses.

Em função do legado econômico, social e espacial proveniente da cultura do café, que se espalhou por uma extensa porção do território brasileiro a partir do século XIX, abrangendo, principalmente, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, a cidade de São Paulo acabou se tornando centro do processo de acumulação que criaria a base para o desenvolvimento do processo de industrialização. Neste século, a metrópole deixa para traz sua essência industrial para tornar-se capital dos serviços modernos e centro de investimentos.

São Paulo é o principal pólo de turismo de negócios e de eventos no Brasil, mas diversos outros segmentos como lazer, compras, gastronomia e religião atraem para a cidade cerca de 15 milhões de visitantes por ano*, destacando-se o fluxo doméstico de turistas.

Dois principais aeroportos atendem à cidade: o GRU**, maior Aeroporto Internacional do país, localizado no município de Guarulhos e distante 20km de São Paulo e o CGH, aeroporto de Congonhas, destinado a vôos domésticos.

Vale lembrar que o processo de transformação de São Paulo se fez de forma desigual, uma marca das metrópoles latino-americanas constituídas na periferia do capitalismo.

Dinâmica , em São Paulo se vive 24hs por dia!.

 

* Dados da SPTuris, Empresa Oficial de Turismo e Eventos da cidade de São Paulo. Para maiores informações, visite: http://cidadedesaopaulo.com/v2/?lang=pt

** http://www.aeroportoguarulhos.net/como-chegar-ao-aeroporto-de-guarulhos…

 

Região Metropolitana de São Paulo:

Regiao_Metropolitana_de_Sao_Paulo

Regiao_Metropolitana_SP